Como usar o WhatsApp para negócios e vender mais?

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se você ainda não usa o WhatsApp para negócios com certeza está perdendo tempo e dinheiro. O aplicativo é o mais utilizado pelos brasileiros, sendo usado também de forma profissional por 60% dos 1.400 entrevistados.

Ainda, no Brasil, há mais celulares em funcionamento do que habitantes. Dados do IBGE de 2018 indicam que são 220 milhões de smartphones para 207,6 milhões de pessoas.

Por ser um aplicativo tão ativo e de mensagens instantâneas, é uma excelente forma de manter uma relação mais próxima com o seu cliente.

Além disso, a possibilidade de mandar áudios, fotos, vídeos e realizar videochamadas facilita a negociação e pode até mesmo te ajudar a fechar uma venda mesmo pelo celular.

Continue a leitura para conferir as dicas que separamos sobre como usar o WhatsApp para negócios e vender mais!

Aprenda a usar essa ferramenta para vender mais com as dicas abaixo:

Aposte no WhatsApp Business

Por ser voltado especificamente para empresas, existem funções mais avançadas na versão business, que atendem especificamente necessidades de negócios. Você pode ver métricas, programar mensagens automatizadas ou organizar contatos por meio de etiquetas.

A versão Business passa mais credibilidade, gerando mais confiança para o cliente efetuar uma compra. Segundo informações repassadas pela equipe do ReviewBox ao UpSites, 76% dos brasileiros que usam o WhatsApp já fizeram alguma interação com alguma marca. Desses, 54% tinham intenção de comprar um produto ou serviço.

Esteja preparado para atender essa parcela dos usuários com uma comunicação mais profissional

Foque em listas de transmissão e não monte grupos

O que seu cliente menos quer é pertencer a um grupo que mande trezentas mensagens que não lhe interessem por dia.

Para disparar mensagens padronizadas para um grande grupo de pessoas aposta na lista de transmissão, assim seu cliente recebe a mensagem direto do seu contato, sem precisar pertencer a um grupo, e quanto responde você recebe individualmente.

Mas lembre-se sempre de pedir sua permissão, caso contrário você está fazendo uma espécie de Spam pelo WhatsApp.

Planeje suas mensagens

Você não vai usar o app para mandar mensagens aleatórias sem focar na venda. Assim como em um e-mail, você precisa de uma estratégia de marketing para o WhatsApp.

Utilize a técnica do funil de vendas para se comunicar com seus contatos e acertar na comunicação.

Crie conteúdo relevante

Não pense que o WhatsApp é apenas um canal de propaganda, muito pelo contrário. Você também pode usar o aplicativo para educar seu público.

As pessoas gostam de receber informações relevantes. Faça uso do marketing de conteúdo e crie um bom engajamento com os clientes.

Comunique-se bem com seu cliente

Quando falamos em negócios nem tudo precisa de formalidade. É importante se comunicar na linguagem adequada com seu cliente. Se seu público é descolado, mesmo os emojis são liberados.

Com uma relação bem construída, você conseguirá ouvir seu cliente e ganhar feedbacks construtivos, essencial para o crescimento do seu negócio.

Espalhe seu contato

Não fique preso apenas aos seus clientes. Lembre-se de ter estratégias para atrair novos leads. Você pode criar uma landing page, colocar links de direcionamento nas principais redes sociais e oferecer um brinde digital, como um e-book, para que eles aceitem fazer parte da sua lista de transmissão.

Conclusão

Sem dúvida, o WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no Brasil. Portanto, por que não aproveitar e utilizá-lo como uma ferramenta para o aumento de vendas?

Aproveite os benefícios do WhatsApp para negócios. Esperamos que você tenha gostado das dicas e que, agora, saiba como usar o aplicativo para vender muito mais!

Quer receber um orçamento para criação de um site profissional?

Mais para explorar

Dicas

8 Motivos para ter um site!

Com a popularidade da Internet, quase se tornou uma obrigação aparecer no Google e nas redes sociais. Com isso, o mercado profissional começou a mudar

Que tal Criar um site para seu Negócio?

Entre em contato conosco e solicite um orçamento